Porto, 15 de Novembro de 2023
Para quem não se recorda, no passado dia 20 de Maio, o ADN foi o único partido a solicitar a demissão de Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e do respectivo executivo camarário.
Ontem, o Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia condenou Eduardo Vítor Rodrigues por um crime de peculato de uso e perda de mandato e ao pagamento de uma multa de 8.400 euros por usar, de forma pessoal, um veículo eléctrico do município.
Esta condenação, que veio ontem a público, coincidiu com uma reunião da distrital do ADN Porto, a qual aproveitou a ocasião para analisar esta situação e a corrupção socialista que enferma o nosso país.
Assim, perante tudo o que tem sucedido a nível nacional e, especificamente em Vila Nova de Gaia, a Distrital do ADN Porto espera que o presidente da Assembleia Municipal dissolva de imediato o executivo municipal, para que não tenhamos a vergonha de continuar a ter à frente do nosso município um presidente de Câmara, de uma cidade que já tem cerca de 320 mil habitantes, condenado pela justiça.
Outros partidos, só depois de conhecida a condenação de Eduardo Vítor Rodrigues é que vieram pedir a demissão do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o ADN pergunta onde é que eles andaram em todo tempo em que já era conhecida a acusação contra o edil do nosso município e, em particular, nos últimos seis meses.
Os restantes partidos não podem vir agora fingir que querem lutar contra a corrupção, todos eles, sem excepção, são coniventes, com o reiterar das polémicas e factos perpectuados por este executivo municipal, mostrando que não existe uma verdadeira oposição nesta Assembleia Municipal, que vive rodeada de medo do “pai tirano”.
Ao longo dos anos têm existido demasiadas promessas que não lembram ao diabo, onde a eficácia deste executivo resume-se a festas, festinhas e festivais, e o senhor Presidente da Assembleia Municipal, que já deveria ter dissolvido o Executivo Municipal, sabe bem do que falamos e em alguns casos até já se espalha por juntas de freguesias, e em eventos de angariação de voto por meio de cabazes e passeios de idosos, sendo que, Vila Nova de Gaia já é conhecido como o município onde quem não “alinha” com as políticas municipais e vai comendo a migalha, é imediatamente aniquilado, que é exatamente o caso de toda a oposição que tem assento parlamentar nessa Assembleia Municipal.
Em países como o Japão, e em factos comprovados como estes e por questões de dignidade, idoneidade e vergonha alheia perante a família, fazem com que os detentores de cargos públicos acabem em histórias de finais infelizes.
Como sabemos que na cabeça do Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Eduardo Vítor Rodrigues, nunca em 10 anos prevaricou neste ou noutros casos, cabe ao Sr. Presidente Albino Almeida guardar a sua camisola Socialista ou levar-nos a crer que comunga das mesmas “boas práticas”.
Em defesa dos Gaienses e julgando estarem todos revoltados (todos menos os socialistas corruptos e os partidos assentes nessa Assembleia), consideramos que não podemos ter mais este executivo a esconder casos e casinhos debaixo do tapete, razão pela qual, o partido Alternativa Democrática Nacional solicita ao Presidente da Assembleia Municipal, algum brio no desempenho das suas funções e tenha a coragem de defender o povo, dissolvendo o executivo da Câmara Municipal de Gaia, limpando a vergonha que é termos um presidente condenado pela justiça.