Em apenas meia dúzia de anos, o Metro do Porto ficou muito mais curto em Gaia. Ao início pode parecer estranho a todos os Gaienses, mas o que é certo é que, muitos desconhecem que, o projecto inicial faria uma muito maior cobertura territorial e um muito maior planeamento da mobilidade da cidade de Gaia. Teria uma área muito mais envolvente e aproximaria muito mais todas as freguesias.
Todos gostam de chegar às administrações das empresas públicas e marcar as suas diferenças, independentemente do seu percurso profissional ou político, independentemente se subiu na carreira profissional com experiência ou se veio do desemprego, de pedir emprego ou com cartão do partido. Sempre foi assim, mas não sabemos se sempre assim será.
A Metro do Porto teve vários administradores e onde os conselhos de administração eram compostos por 5 elementos, dependendo das presidências partidárias da área metropolitana do Porto e das autarquias que eram servidas, com ordenados que na altura poderiam fazer chorar qualquer um.
No entanto o que me faz escrever este artigo, e para não perder o foco, é que, por vezes aquilo que se paga aos responsáveis, (sendo muito ou pouco), pode-nos custar muito mais caro ao longo de uma década, e consecutivamente o retrocesso no desenvolvimento de uma cidade para duas ou três gerações.
Então vejamos, no projeto inicial de 1 de Outubro de 2008 (link), a Metro do Porto, projectava para Vila Nova de Gaia, com a conclusão da 3ª fase e que apontava a sua concretização até 2022, com o cronograma apresentado e com a seguinte composição de estações.
Faculdade de Letras → Arrábida Shopping → São João → Devesas → Mariani → Gaia Shopping → Descobrimentos → Laborim → Vila D´este
Trajecto 2008
De referir que Laborim (Mafamude) teria PMO (Parque de Material e Oficinas), parque de estacionamento privado e intermodalidade com a zona sul da cidade para autocarros.
Relembro que, apesar de não ser uma zona abrangida, a freguesia de Pedroso seria uma das mais beneficiadas com este desenho, pois a intermodalidade com autocarros e estacionamento facilitado. O que iria permitir aos fregueses de Pedroso uma facilidade de escolha e acesso à linha amarela e à linha que se virá a chamar “RUBI”!
Infelizmente e com as alterações aos projectos das linhas, atualmente chamada de linha “RUBI”, vai “morrer” no centro da cidade, no meio de Santo Ovídio, num troço “integralmente subterrâneo em túnel mineiro”, onde estou para perceber, o que será as áreas circundantes de fluxo rodoviário e estacionamento na convergência de duas linhas (amarela e Rubi), que juntarão milhares de pessoas na hora de grande afluência. Para além que em termos de arquitectura urbana e estudo da solução ainda a apresentar, dito pelo próprio relatório de impacte de estudo ambiental do Metro do Porto, “ …apresenta-se como uma solução complexa e implica a demolição de alguns edifícios (impactes socioeconómicos).”
Tudo isto em detrimento de abranger e poder servir a área do Gaia Shopping, um espaço de 25 000 m2, com grande fluxo de pessoas. Além de, fornecer acessibilidades às freguesias da Madalena e Vilar do Paraíso com intermodalidade, com outros transportes públicos. Teriam ainda um estacionamento e intermodalidade em Mafamude. Tudo isto onde o estudo de impactes económicos eram praticamente nulos, pois não havia qualquer edificação.
De relembrar que o mapa inicial do projecto de 2008 estaria concluído em 2022.
Plataforma de acompanhamento do cronograma do projecto
https://participa.pt/pt/consulta/linha-casa-da-musica-santo-ovidio-linha-rubi
Anexos:
https://participa.pt/contents/consultationdocument/2022.09.16_1_RNT_Linha%20Rubi_c%20anexos.pdf
Casa da Música → Campo Alegre → Candal → Rotunda VL8 → Devesas → Soares dos Reis → Santo Ovídio
Trajecto actual ainda em estudo em algumas partes do trajecto
Linha amarela-Anterior projecto de 2008
A vermelho a atual Linha Rubi
Extensão da linha amarela (assinalada a verde) 2020-2023.
https://www.metrodoporto.pt/pages/642?news_id=367
Para consulta de toda a documentação:
https://participa.pt/pt/consulta/linha-casa-da-musica-santo-ovidio-linha-rubi
Parece que está estabelecido que, “setembro de 2023 como data limite para o arranque das obras da Linha Rubi“.
“Está aí a nova linha Rubi!”. Devia estar, só que não! E estará mais curta, se estiver.
Autor
-
Eng. Informática / PG em CID e ESP. SEO.
Ver todos os artigos
https://www.facebook.com/nmatospereira
https://twitter.com/matospereiracom
https://truthsocial.com/@nunopereira
https://t.me/matospereira